História - ALESDE

Desde 2001, alguns pesquisadores latino-americanos vêm se reunindo e discutindo a Sociologia do Esporte e nesse âmbito vislumbraram a necessidade da constituição de uma representação institucional junto à comunidade acadêmica e científica internacional.
Nesse sentido foram fomentadas reuniões e discussões acerca do tema e, em 2007, durante o XXVI Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS) foi fundada extra-oficialmente a Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE). Confira abaixo um extrato da ata da reunião de "fundação":

"Reunidos no dia 16 de agosto de 2007 na cidade de Guadalajara (México), especificamente na Universidad de Guadalajara (UDG), o professor Dr. Miguel Cornejo - Universidad de Concepción (Chile) e o professor Dr. Wanderley Marchi Júnior - Universidade Federal do Paraná (Brasil) organizaram uma reunião com alguns participantes do GT Sociologia do Esporte e Lazer do XXVI Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS) para apresentar um ousado projeto de constituição de um grupo na América Latina que pesquise na área da Sociologia do Esporte.
O Dr. Miguel Cornejo explicou que a International Sport Sociology Association (ISSA) tem conhecimento da intenção de se agrupar pesquisadores, professores e estudantes da Sociologia do Esporte com o intuito de organizar uma associação na América Latina. O Dr. Wanderley também explicou a importância de consolidar um grupo académico para poder gerar diversos estudos e intercâmbios na área."

A partir dessa reunião foram designadas funções, objetivos e profissionais para constituir uma diretoria pró-tempore da ALESDE que se encarregará de realizar encontros, estatuto, publicações e impulsionar os primeiros passos organizacionais da Associação.

Faça o download da Ata Constitutiva da ALESDE.

O 1º Encontro da ALESDE

Por Ana Letícia Padeski Ferreira e Wanderley Marchi Júnior

Após a reunião de 2007 no XXVI Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS), em Guadalajara, iniciou-se o processo de organização do Primeiro Encontro da ALESDE, realizado de 30 de outubro a 1º de novembro de 2008, em Curitiba / Brasil. A Universidade Federal do Paraná foi local de reuniões institucionais, apresentação de trabalhos, mesas redondas, conferências e painéis temáticos. Esse foi um importante passo para a consolidação da associação, discussão de seu estatuto, e estabelecimento de parcerias. A mensagem institucional redigida pelo vice-presidente da ALESDE – Professor Wanderley Marchi Júnior - publicada no caderno de resumos do evento ilustra o processo de organização e mobilização dos estudiosos do esporte.
O evento teve apoio de instituições renomadas no âmbito nacional, tais como: Ministério do Esporte, Governo do Paraná, Paraná Esporte, CAPES, SESI, Fundação Araucária, Universidade Positivo e Coritiba Foot Ball Club.
Nos três dias do encontro foram realizadas três mesas redondas com os temas: “Esporte: atualidade e perspectivas”, “Lazer: atualidades e perspectivas” e “Políticas Públicas de Esporte e Lazer: atualidades e perspectivas.
As conferências tiveram como tema: “International Sport Sociology Association e as perspectivas para a pesquisa em Sociologia do Esporte” – apresentada pelo Professor Steve Jackson (NZL) – e “Esporte, mídia e globalização: estudos na Sociologia do Esporte” – proferida pelo Professor Jay Coakley (USA).
Também foi realizado um painel temático sobre o esporte na América Latina, do qual participaram os Professores Miguel Cornejo (CHL), Rosa López D’Amico (VEN), Luz Amelia Hoyos Cuartas (COL), Wanderley Marchi Júnior (BRA) e Roberto Rodrigues Paes (BRA).
Foram enviados para apresentação nesse evento 132 artigos avaliados por uma comissão científica composta por 59 professores. Tratando sobre vários temas ligados ao esporte e ao lazer, analisados pelo enfoque sociológico, tais comunicações foram realizadas em 4 sessões. Confira os trabalhos apresentados, clique aqui.

O 2º Encontro da ALESDE

Por Ana Leticia Padeski Ferreira, Bárbara Schausteck de Almeida e Wanderley Marchi Júnior

O II Encontro da ALESDE foi realizado na cidade de Maracay – Venezuela, no ano de 2010. Inicialmente esse evento seria realizado em Concepción – Chile, mas devido aos abalos sísmicos na região não foi possível que essa cidade sediasse o evento. A tarefa de organização foi assumida pelos colegas venezuelanos e o encontro ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de setembro.
No dia 15 de setembro ocorreram as atividades pré-evento, dentre as quais estavam agendadas entrevistas na televisão local de Maracay TRV e na rádio Color 99.5 FM. O vice-presidente da ALESDE, Dr. Wanderley Marchi Júnior, a secretária da ALESDE e presidente do Instituto Regional del Deporte Aragua (IRDA), Prof. Rosa López de D’Amico, e o diretor de marketing, Prof. Ricardo Sonoda divulgaram o evento e a associação na ocasião.
Na manhã do primeiro dia de evento da ALESDE, no anfiteatro do Hotel Maracay, após o credenciamento, os participantes foram recebidos pelo Coral Simón Rodríguez, com o hino da Venezuela, do estado Aragua e o hino do esporte, além de canções locais. Em seguida, a mesa de abertura teve a participação do presidente da ALESDE, Dr. Miguel Cornejo, da secretária da ALESDE e presidente do Instituto Regional del Deporte Aragua (IRDA), Dra. Rosa López de D’Amico, o vice-ministro da atividade física e esporte da Venezuela, Lic. José Alejandro Terán, e a coordenadora logística do II Encontro da ALESDE, Argenira Ramos.
As atividades acadêmicas seguiram com a palestra “Possibilidades de compreensão do esporte na América Latina”, proferida pelo professor Dr. Wanderley Marchi Júnior, que discutiu os conceitos sobre o esporte. Em seguida, Lic. José Alejandro Terán proferiu a palestra “Hacia la consolidación de las políticas de Democratización, Universalización y Masificación”, sobre as políticas públicas para o esporte da Venezuela.

No período da tarde, Dr. Miguel Cornejo “Sociología del deporte en desastres naturales: caso Chile 27F” discutiu a situação do esporte após o terremoto e maremoto que atingiu o Chile em 27 de fevereiro de 2010. Depois, Lic. Eulises Benavente apresentou “Vinculación de saberes una experiencia en proyecto comunitario”, sobre a formação de profissionais e os conhecimentos aplicados em programas de atividade física e saúde.
O professor Jay Coakley também estava presente no encontro e ministrou a palestra “Deporte e identidade nacional: El caso de América Latina” com a tradução consecutiva de Alessandro D’Amico.
O professor Steve Jackson, então presidente da International Sport Sociology Association (ISSA), ministrou sua palestra via vídeo, que foi legendada em espanhol por Carlos Segnini, finalizando as atividades acadêmicas do evento.

Em seguida, enquanto parte dos compromissos da Associação, os membros da diretoria apresentaram informações sobre as atividades desenvolvidas, prevendo a realização do 3º Encontro da ALESDE em Concepción (Chile) em 2012 e o 4º Encontro em Bogotá (Colômbia).

O evento contou também com a apresentação da Revista da ALESDE pelos editores Wanderley Marchi Júnior e Bárbara Schausteck de Almeida. Naquele momento, foram apresentadas as características da revista online e realizada a primeira chamada para artigos.

Além das palestras, o evento possibilitou a apresentação e discussão de 69 trabalhos completos, 76 resumos, 33 pôsteres e 6 oficinas.

Confira abaixo as palavras iniciais do CD do evento:

"La Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte – ALESDE - presenta a continuación la compilación de los trabajos académicos o mejor conocido como Actas Científicas del II Encuentro ALESDE 2010. En esta oportunidad fueron enviados 123 trabajos académicos los cuales fueron revisados y arbitrados por la Comisión Académica – Rosa López, de D’Amico, Rebeca Oropeza, Fernando Mezzadri, Luz Amelia Hoyos, José Luis Simões, Argenira Ramos, Wanderley Marchi Junior y Miguel Cornejo - nombrada para este Encuentro. Mención especial a la profesora Rebeca Oropeza quien fue la encargada de la receptoría, organización, distribución a los miembros del comité académico quienes hicieron sus observaciones, y edición de los trabajos académicos. Este fue un trabajo titánico que se realizó en un lapso de 2 meses y medio, en donde se hizo un gran esfuerzo para ir normando en nuestra red de académicos los procesos de entrega, revisión de las observaciones y envíos de trabajos. A continuación se encuentran la lista de autores con sus trabajos respectivos organizados en resúmenes de 76 ponencias, 33 carteles y 6 talleres. Es necesario resaltar que en total se encuentran en estas actas 69 trabajos in-extensos, esto es sumamente importante destacarlo debido a que estos trabajos largos cumplieron con todas las normas de arbitraje, arreglo y revisión respectivamente.
Agradezco a cada uno de ustedes que contribuyó en esta edición del II Encuentro ALESDE 2010 y nuestro orgullo en reconocer que estamos logrando consolidar esta red académica de estudios socioculturales del deporte en Latinoamérica."

Rosa López de D’Amico
Secretaria de ALESDE
Coordinadora del Comité Académico

Clique para acessar as fotos e vídeos do evento.